segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Jogos Escolares 2014

Nos dias 22 e 23 de Outubro o Centro Educacional Vilson Kleinubing realizou a 3° edição dos Jogos Escolares. Os jogos tiveram a participação dos alunos do 6° ano á 8° série. As modalidades esportivas foram:Tênis de quadra, Voleibol misto, Futsal masculino/feminino e xadrez.
Os alunos competiram entre turmas e foi uma atividade que promoveu a construção do caráter, respeito ao próximo e espírito de coletividade.
Foram premiados com medalhas os 1°, 2° e 3° lugares.



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Educação na Cultura Digital - Retrato da Escola - Grupo C.E.M Gov. Vilson Kleinubing – São José Cursistas : Carolina Gerlach Martins, Elcione Antunes Pinto, Elis Regina Schmitt Pitz, Evelise Daniela Lino, Marco Martim, Marlene Martins da Silva, Rosângela da Silva

Retrato da Escola – Grupo  CEM Gov. Vilson Kleinubing / São José – SC
Registro através de Fotos Turma 51
Professora: Elis Regina Schmitt Pitz
Questões respondidas pelos alunos relacionadas as TDCIS disponibilizadas no colégio .
1.Quais as Tecnologias você encontra na sua escola?
2. Seus professores utilizam essas tecnologias na sala de aula, ou vocês, tem acesso as TDCIS para auxiliar em suas disciplinas? Explique.
Fazendo um levantamento nas respostas dos alunos sobre a primeira questão, pudemos perceber que a escola disponibiliza de vários recursos tecnológicos que poderiam auxiliar na prática escolar. As tecnologias que os alunos registraram e perceberam foram:
 Televisão (tela plana);
DVDs;
Data shows;
Aparelhos Multimídia (disponibilizado pelo MEC para as escolas);
Maquinas fotográficas digitais;
Câmera de inibição;
Laboratório de informática equipado com 14 computadores, lousa digital , onde fica os registros da câmera de inibição  e  acesso a internet.
Os alunos também registraram em fotos as TDCIS que eles encontraram em outras salas do Colégio como:
Biblioteca, disponibiliza computadores com acesso a internet para pesquisas;
Secretaria onde em computadores para registros e documentações do Colégio, fotocopiadoras impressoras;
Sala da Coordenação Pedagógica onde tem os materiais como aparelho de áudio som, e também possui computadores;
Direção onde possui computador e local onde ficam os aparelhos de multimídia como: Data shows, DVDs TVs digitais, caixa de som, cabos entre outros para uso dos professores;
Sala dos professores onde os mesmos tem acesso a internet e computadores para estudo e uma TV /digital.
As câmeras de inibição distribuídas pelo pátio do colégio;
Os alunos com aparelho celulares e smartfones em todos os momentos possíveis no pátio do colégio;
E uma sala de aula onde tem um Data show instalado para reuniões e outras atividades.
Com relação as respostas da segunda questão Os alunos responderam que os professores até usam as TDCIS em suas aulas poucas vezes, principalmente a TV, DVd, som e datashow,  e que vão uma  vez na semana na sala de informática, sendo que o acesso a internet depende qdo tem. Eles percebem e se preocupam com a câmera de inibição, pois é uma forma de contê-los no pátio e corredores da escola. Segundo a resposta da turma 51 eles conseguem fazer pesquisas e terem acesso as TDCIS da escola mesmo com limitação.

Roteiro das perguntas do Retrato da Escola?
Como as TDIC vêm sendo utilizadas na escola?
Que práticas podemos identificar e registrar?
Que recursos das TDIC vêm sendo utilizados, para que e como?
Como os(as) alunos(as) utilizam as TDIC na escola e o que pensam sobre essas experiências?
Como os(as) professores(as) utilizam as TDIC na escola e o pensam sobre essas experiências?
Que mudanças essas práticas vêm introduzindo na escola, dentro e fora das salas de aula?
Que desafios para a integração das TDIC você encontrou em sua escola?
Que sugestões vocês podem dar para fortalecer o processo da Cultura Digital na escola?
Segundo os professores  do CEM Gov.Vilson Kleinubing as TDCIS vem sendo utilizadas na escola, como uma ferramenta para fixar, esclarecer, ampliar e complementar os conteúdos escolares.
Percebe-se que a escola possui os recursos necessário, disponibiliza de um laboratório equipado, mas falta suporte e organização destes recursos para auxiliar o professor em sua prática pedagógica.
Temos uma pessoa responsável pelos recursos tecnológicos, mais ela se limita a ter um dia disponível no colégio, sendo que o numero de salas e alunos é consideravelmente grande. Outros profissionais que acabam por auxiliar os professores neste suporte, e muitos deles tem pouco conhecimento destes recursos.
Seria interessante dentro desta realidade ter uma pessoa que pudesse auxiliar neste suporte.
As TDICS são ferramentas importantes para registrar, pesquisar, e auxiliar o professor na sua integração com o aluno, principalmente nos dia de hoje onde estamos num mundo informatizado e globalizado. E sendo assim essa ferramenta importante para o desenvolvimento das aulas dos professores acaba por muitas vezes não sendo utilizadas por falta de  suporte e organização que deveriam partir de uma pessoa que ficasse responsável por esses materiais tão importantes.



Atividade 2 do NB1

Responder:
1- Como o grupo entende que as tecnologias digitais estão auxiliando o desenvolvimento de processos de aprendizagem?
    2- Que tecnologias digitais são utilizadas e em que contexto pedagógico?
    3- Como você percebe que a escola está vivendo em uma cultura digital?

            
Segundo os professores  do CEM Gov.Vilson Kleinubing as TDICS vem sendo utilizadas na escola, como uma ferramenta para fixar, esclarecer, ampliar e complementar os conteúdos escolares. Cada professor usa a tecnologia que melhor se adapta ao seu conteúdo, os que precisam de imagens, o data show/ powerpoint, os que precisam de documentários, TV/DVD, e quando sua prática precisa de registro, câmera digital/vídeo, sendo assim cada profissional se utiliza das TDICS como quiser.




Diante do contexto atual, no ambiente escolar percebemos os alunos imersos em seus smartphones usando suas redes sociais e ouvindo suas músicas nos períodos livres,   dentro das salas de aula os professores  usam as TDCIS em suas práticas pedagógicas, poucas vezes, principalmente a TV, DVD, som e datashow.  Os alunos do ensino fundamental 1º ao 5º anos vão uma vez na semana na sala de informática, sendo que o acesso a internet depende quando tem sinal. Eles percebem e se preocupam com a câmera de inibição, pois é uma forma de contê-los no pátio e corredores da escola. Segundo a resposta da turma 51 eles conseguem fazer pesquisas e terem acesso as TDICS da escola mesmo com limitação.
Os professores percebem que a escola possui os recursos necessários, disponibiliza de um laboratório equipado, mas falta suporte e organização destes recursos para auxiliá-lo em sua prática pedagógica.

Temos uma pessoa responsável pelos recursos tecnológicos, mais sua carga horária se limita a um dia disponível no colégio, sendo que o número de salas e alunos é consideravelmente grande. Outros profissionais que acabam por auxiliar os professores neste suporte, e muitos deles tem pouco conhecimento destes recursos.

Filme da utilização das TDICS no CEM GOV. VILSON KLEINUBNG 

Semana da Criança

Nos dias 08, 09 e 10 de Outubro comemoramos a semana da criança com envolvimento de professores e alunos do 1° ao 5° ano. Nestes dias foram feitas oficinas como: pintura de rosto, bijuterias, pintura com guache, manicure, confecção de bolas etc.
No dia 09  foi feita uma gincana entre equipes identificadas por cores: dança da cadeira, dança da laranja, corrida do saco, cabo de guerra, balão no tornozelo etc. Na sexta feira houve o encerramento com apresentaçãos do grupo de dança com coreografia da professora Fernanda e lanche coletivo.
Na oportunidade foi entregue doces oferecidos pela APP e embalados pelas professoras com adesivos especiais.








Pesquisar neste blog