Retrato da Escola –
Grupo CEM Gov. Vilson Kleinubing / São
José – SC
Registro através de
Fotos Turma 51
Professora: Elis
Regina Schmitt Pitz
Questões
respondidas pelos alunos relacionadas as TDCIS disponibilizadas no colégio .
1.Quais as
Tecnologias você encontra na sua escola?
2. Seus professores
utilizam essas tecnologias na sala de aula, ou vocês, tem acesso as TDCIS para
auxiliar em suas disciplinas? Explique.
Fazendo um
levantamento nas respostas dos alunos sobre a primeira questão, pudemos perceber
que a escola disponibiliza de vários recursos tecnológicos que poderiam
auxiliar na prática escolar. As tecnologias que os alunos registraram e
perceberam foram:
Televisão (tela plana);
DVDs;
Data shows;
Aparelhos
Multimídia (disponibilizado pelo MEC para as escolas);
Maquinas
fotográficas digitais;
Câmera de inibição;
Laboratório de
informática equipado com 14 computadores, lousa digital , onde fica os
registros da câmera de inibição e acesso a internet.
Os alunos também
registraram em fotos as TDCIS que eles encontraram em outras salas do Colégio
como:
Biblioteca, disponibiliza
computadores com acesso a internet para pesquisas;
Secretaria onde em
computadores para registros e documentações do Colégio, fotocopiadoras
impressoras;
Sala da Coordenação
Pedagógica onde tem os materiais como aparelho de áudio som, e também possui
computadores;
Direção onde possui
computador e local onde ficam os aparelhos de multimídia como: Data shows, DVDs
TVs digitais, caixa de som, cabos entre outros para uso dos professores;
Sala dos
professores onde os mesmos tem acesso a internet e computadores para estudo e
uma TV /digital.
As câmeras de
inibição distribuídas pelo pátio do colégio;
Os alunos com
aparelho celulares e smartfones em todos os momentos possíveis no pátio do
colégio;
E uma sala de aula
onde tem um Data show instalado para reuniões e outras atividades.
Com relação as
respostas da segunda questão Os alunos responderam que os professores até usam
as TDCIS em suas aulas poucas vezes, principalmente a TV, DVd, som e
datashow, e que vão uma vez na semana na sala de informática, sendo
que o acesso a internet depende qdo tem. Eles percebem e se preocupam com a
câmera de inibição, pois é uma forma de contê-los no pátio e corredores da
escola. Segundo a resposta da turma 51 eles conseguem fazer pesquisas e terem
acesso as TDCIS da escola mesmo com limitação.
Roteiro das perguntas do Retrato da Escola?
Como as TDIC vêm sendo utilizadas na escola?
Que práticas podemos identificar e registrar?
Que recursos das TDIC vêm sendo utilizados, para que e como?
Como os(as) alunos(as) utilizam as TDIC na escola e o que pensam sobre essas experiências?
Como os(as) professores(as) utilizam as TDIC na escola e o pensam sobre essas experiências?
Que mudanças essas práticas vêm introduzindo na escola, dentro e fora das salas de aula?
Que desafios para a integração das TDIC você encontrou em sua escola?
Que sugestões vocês podem dar para fortalecer o processo da Cultura Digital na escola?
Que práticas podemos identificar e registrar?
Que recursos das TDIC vêm sendo utilizados, para que e como?
Como os(as) alunos(as) utilizam as TDIC na escola e o que pensam sobre essas experiências?
Como os(as) professores(as) utilizam as TDIC na escola e o pensam sobre essas experiências?
Que mudanças essas práticas vêm introduzindo na escola, dentro e fora das salas de aula?
Que desafios para a integração das TDIC você encontrou em sua escola?
Que sugestões vocês podem dar para fortalecer o processo da Cultura Digital na escola?
Segundo os professores do CEM Gov.Vilson Kleinubing as TDCIS vem
sendo utilizadas na escola, como uma ferramenta para fixar, esclarecer, ampliar
e complementar os conteúdos escolares.
Percebe-se que a escola possui os
recursos necessário, disponibiliza de um laboratório equipado, mas falta suporte
e organização destes recursos para auxiliar o professor em sua prática
pedagógica.
Temos uma pessoa responsável
pelos recursos tecnológicos, mais ela se limita a ter um dia disponível no
colégio, sendo que o numero de salas e alunos é consideravelmente grande.
Outros profissionais que acabam por auxiliar os professores neste suporte, e
muitos deles tem pouco conhecimento destes recursos.
Seria interessante dentro desta
realidade ter uma pessoa que pudesse auxiliar neste suporte.
As TDICS são ferramentas
importantes para registrar, pesquisar, e auxiliar o professor na sua integração
com o aluno, principalmente nos dia de hoje onde estamos num mundo
informatizado e globalizado. E sendo assim essa ferramenta importante para o
desenvolvimento das aulas dos professores acaba por muitas vezes não sendo
utilizadas por falta de suporte e
organização que deveriam partir de uma pessoa que ficasse responsável por esses
materiais tão importantes.
Atividade 2 do NB1
Responder:
1- Como o grupo entende que as tecnologias digitais
estão auxiliando o desenvolvimento de processos de aprendizagem?
2- Que tecnologias digitais são utilizadas e em que contexto pedagógico?
3- Como você percebe que a escola está vivendo em uma cultura digital?
2- Que tecnologias digitais são utilizadas e em que contexto pedagógico?
3- Como você percebe que a escola está vivendo em uma cultura digital?
Segundo os professores do CEM Gov.Vilson Kleinubing as TDICS vem
sendo utilizadas na escola, como uma ferramenta para fixar, esclarecer, ampliar
e complementar os conteúdos escolares. Cada professor usa a tecnologia que
melhor se adapta ao seu conteúdo, os que precisam de imagens, o data show/ powerpoint,
os que precisam de documentários, TV/DVD, e quando sua prática precisa de
registro, câmera digital/vídeo, sendo assim cada profissional se utiliza das
TDICS como quiser.
Diante do
contexto atual, no ambiente escolar percebemos os alunos imersos em seus smartphones
usando suas redes sociais e ouvindo suas músicas nos períodos livres, dentro das salas de aula os professores usam as TDCIS em suas práticas pedagógicas, poucas
vezes, principalmente a TV, DVD, som e datashow. Os alunos do ensino fundamental 1º ao 5º anos
vão uma vez na semana na sala de informática, sendo que o acesso a internet
depende quando tem sinal. Eles percebem e se preocupam com a câmera de
inibição, pois é uma forma de contê-los no pátio e corredores da escola.
Segundo a resposta da turma 51 eles conseguem fazer pesquisas e terem acesso as
TDICS da escola mesmo com limitação.
Os professores percebem que a
escola possui os recursos necessários, disponibiliza de um laboratório
equipado, mas falta suporte e organização destes recursos para auxiliá-lo em
sua prática pedagógica.
Temos uma pessoa responsável
pelos recursos tecnológicos, mais sua carga horária se limita a um dia
disponível no colégio, sendo que o número de salas e alunos é consideravelmente
grande. Outros profissionais que acabam por auxiliar os professores neste
suporte, e muitos deles tem pouco conhecimento destes recursos.
Filme da utilização das TDICS no CEM GOV. VILSON KLEINUBNG
Nenhum comentário:
Postar um comentário